terça-feira, novembro 21, 2006

Implantação da República

A Implantação da República foi uma influência da revolução francesa. O povo português não queria que a monarquia continuasse.
(Liliana, 4ºano)


A Implatação da República foi uma mudança do regime político. A partir desse momento, mudou-se alguma coisa: o hino e a bandeira.
(João Carlos,4ºano)


A Implantação da República mudou muita coisa. O hino era diferente e a bandeira era branca e azul.
(Tânia, 4º ano)


A Implantação da República foi no dia 5 de Outubro de 1910. O hino era bastante diferente, já para não falar da bandeira.O verde nesta bandeira significa a esperança no Futuro e o vermelho simboliza a força e a alma portuguesas.

(Diana, 4ºano)

terça-feira, novembro 14, 2006

Lenda do Verão de S. Martinho

Era uma vez um cavaleiro chamado Martinho e era muito simpático.
De repente, apareceu um velhinho que era muito pobre e foi ao pé de Martinho.
E, depois, o Martinho teve uma ideia: cortou a capa ao meio.
Deu uma metade ao pobre e ficou com a outra metade.
Depois, o velho foi-se embora porque já não tinha frio.
E Deus fez aparecer um sol muito bonito.
(João, 2º ano)

Magusto

Nós pintámo-nos com carvão e fomos para a areia.
Ajudámos a levar a caruma.
A dona Piedade, depois, acendeu a fogueira e encheu-se tudo de fumo.
Nós andámos lá no meio.
«André, 3º ano)

Eu gostei do magusto porque fomos para a areia. Na areia, andámos nos baloiços, nos patinhos e no arco.
(João, 2º ano)

Magusto

Ajudámos a Dona Piedade levar a caruma para a fogueira.
A Dona Piedade colocou as castanhas na fogueira até estalarem.
Depois, comemos e bebemos sumos e ice-tea.
(Diogo, 3º ano)

Magusto

Quando acabámos o magusto, mascarrámo-nos todos.Nós também ajudámos a D.Piedade a levar a caruma.Comemos imensas castanhas.No fim, viemos para a sala e o profº Carlos pôs músicas muito giras e conhecidas.Depois, dançámos, cantámos e também brincámos.
(Diana, 4º ano)


Eu, a Liliana e o João Carlos fugimos do fumo. Até houve bolo de pêssego. Divertimo-nos muito com o carvão e com as castanhas. Foi um dia muito animado.
(Tânia, 4º ano)

Magusto

A fogueira deitava tanto fumo que parecia um incêndio.Depois, comemos castanhas e bebemos sumos. Mascarrámo-nos com carvão.A Betita pregou-me uma partida; pintou-me no nariz com carvão; brincámos nos baloiços e nos patinhos.
(Liliana, 4ºano)



Depois de comermos as castanhas, mascarrámo-nos com carvões e paus sujos.Ajudámos a dona Piedade a trazer a caruma e a lenha para acendermos a fogueira. Alguns meninos andavam a brincar contra o fumo.
(João Carlos,4ºano)


Hoje foi o dia do magusto da escola.A professora deixou-nos pintar as caras.Eu assustei o João Carlos.Quando as castanhas ja estavam assadas, comemo-las e bebemos os sumos.Nós assustámos os professores e as auxiliares.
E foi assim o magusto.
(Daniela 3º)

terça-feira, novembro 07, 2006

D. Afonso Henriques

D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal. Ele conquistou Portugal. Por isso, tem o cognome de «O Conquistador».A espada dele pesava 15 kg e eram precisos dois ou três homens para conseguirem levantá-la.
(Diana, 4ºano)

D.Afonso Henriques foi um rei muito forte. Sozinho, conseguia levantar uma espada de 15 kg. Ele também conquistou várias regiões que, hoje, pertencem a Portugal.
Foi ele que conquistou Portugal aos mouros.
(Tânia, 4ºano)

D. Afonso Henriques

D.Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal. Ele conquistou Portugal até ao Alentejo, mas não conseguiu conquistar o resto de Portugal. Antigamente o nosso país era o condado Portucalense. Passado muitos anos, Portugal tornou-se um país.
(Liliana 4º ano)

D.Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal. D.Afonso Henriques foi uma pessoa muito importante para Portugal. D.Afonso Henriques tinha dois objectivos: lutar contra os Mouros para aumentar o territóro e também lutar contra D.Afonso VII para conseguir a independência do Condado Portucalense - como era desejo do seu pai. Assim o conseguiu...

quinta-feira, novembro 02, 2006

Viagem a Espanha

Eu, quando vou a Espanha, levo madeira a Cuellar e a Valladolid.
Quando vou para Cuellar passo por muitas aldeias, cidades e campos de agricultura.
Para Valladolid, viajamos sempre em auto-estrada. Uma vez, houve uma tragédia: um carro bateu na camioneta do meu pai e tivemos uma espera de quatro horas.
(André Esteves, 3º ano)

As coisas de que gosto

Eu gosto da Escola porque é grande e possui muitas coisas bonitas. A escola tem computadores, mesas, cadeiras e uma reciclagem.
(João Alves Ferreira,2º ano).